quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifesto nacional chega a Imperatriz

Os constantes manifestos contra as condições de transporte coletivo que paralisam as principais capitais do país também chegaram a Imperatriz. O movimento Fora VBL aderiu ao protesto nacional e também promove uma manifestação nesta quinta-feira (20) às 18h.

Nas capitais, os protestos foram incentivados principalmente pelo aumento na tarifa das passagens de ônibus em paralelo à decadência dos serviços prestados pelas empresas de transporte coletivo. Os manifestos trouxeram à tona uma antiga discussão sobre os coletivos do país, um fator que foi o motivador para a criação do movimento Fora VBL, que há meses promove ações contra a empresa de transporte Viação Branca do Leste.

Apesar dos inúmeros protestos realizados pelo movimento, esse foi motivado pelo momento histórico de revoltas que o país vive e também porque neste mesmo dia haverá uma mobilização nacional intitulada “Dia do Basta”, que protesta contra a impunidade e a corrupção. “Vamos incluir Imperatriz neste momento histórico”, afirma a líder do movimento, Brenda Herênio.
Os manifestantes se reuniram ontem (17) à tarde na Ufma para debater sobre o protesto, que deve percorrer as principais ruas do Centro de Imperatriz. A expectativa é que mais de 400 pessoas participem.

Um dos participantes do movimento convoca aos estudantes, universitários, trabalhadores e toda a sociedade a participar deste momento: “Vamos mostrar as caras, levar faixas, nariz de palhaço, tá na hora de Imperatriz acordar e lutar por um transporte público melhor, por direitos”.

Nacionalmente, os protestos têm causado conflitos entre os manifestantes e os policiais militares e mostrado verdadeiros episódios de violência na história do país: as bombas de efeito moral, balas de borracha e cassetetes já levaram centenas de manifestantes ao hospital, alguns em caso grave; assim como as depredações a patrimônios públicos, pichações e baderna.

Para evitar que esse tipo de cena ocorra em Imperatriz, a Polícia Militar garante que fará a segurança, mas que só usará de violência em último caso. “Vamos estabelecer a segurança do local para evitar atos de violência. Mas, caso haja excessos, temos porte de material (bombas de efeito moral, balas de borracha) e pessoal treinado. Mas só utilizaremos em último caso”, informa o Tenente Renan.

Os membros do Fora VBL também afirmam que pretendem fazer um manifesto pacífico, inclusive alguns postaram na página do movimento algumas orientações para evitar conflitos com a polícia: “A polícia pode te deter, por alguns minutos, para verificar se você está carregando bombas, armas, droga. Se você for pego cometendo algum crime: estiver portando drogas, bombas, armas, ou estiver depredando o patrimônio público, a polícia pode te prender e te levar para a delegacia”, orientou um deles.

E, caso o pior aconteça e alguém seja preso, ainda alertam quanto aos seus direitos: “Se você for preso, não adianta discutir com o policial. Se você estiver machucado, exija atendimento médico imediato, mesmo antes de ir para a delegacia. A sua saúde deve ser mais importante do que a sua prisão. E o mais importante: viu alguém sofrendo qualquer tipo de abuso? Filme! Viu alguém sendo preso por portar coisas legais, como vinagre ou máscaras? filme! Com esses dados é possível responsabilizar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário