quinta-feira, 20 de junho de 2013

9ª Etapa da Conferência Regional do Meio Ambiente será realizada amanhã em Imperatriz




A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) vai realizar, dia 21 de junho, a partir das 7h30, no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, Rua Bom Futuro, 455, Centro, em Imperatriz, a nona etapa da Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento será aberto pela secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, (Sema), Lorena Sabóya.

As Conferências Regionais do Meio Ambiente têm o objetivo de fomentar os debates sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos em quatro subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Também pretendem promover a reflexão sobre o fato de que a produção de resíduos sólidos não é responsabilidade somente do poder público. Por isso os atuais modelos de consumo, de produção de resíduos e o desperdício devem ser repensados ao mesmo tempo em que a sociedade deve buscar soluções compartilhadas para os problemas relacionados à geração de resíduos sólidos.

O tema "Gestão de Resíduos Sólidos está sendo discutido simultaneamente nos demais estados brasileiros e será debatido por representantes de todos esses estados durante a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

Os públicos alvos do evento em Imperatriz são integrantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, indígenas, entre outros representantes de diversos segmentos sociais, além de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Eles foram mobilizados em vinte e três municípios: Açailândia, Amarante do Maranhão, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, Senador La Rocque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios.

A expectativa é de que em Imperatriz sejam eleitos 55 delegados. Eles deverão participar da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Para concorrerem às vagas de delegado os representantes dos segmentos sociais dos municípios devem apresentar uma carta de indicação e comparecer às conferências de suas respectivas regionais.

Segundo o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, "as conferências municipais, regionais e estaduais do meio ambiente são espaços importantes e democráticos onde toda a sociedade tem a oportunidade de discutir a gestão dos resíduos sólidos. Nesses fóruns os representantes de diversos segmentos sociais podem compartilhar ideias, refletir sobre as suas responsabilidades e propor alternativas possam contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão".

A Conferência em Imperatriz integra uma série de 11 Conferências Regionais sobre o tema, iniciadas, no Maranhão, no dia 8 de maio e, que serão encerradas no dia 5 de julho. Até o momento já foram realizadas conferências regionais em Chapadinha (8/5), em Itapecuru Mirim (10/5), Barra do Corda (22/5), Presidente Dutra (24/5), Santa Inês (4/6), Bacabal (6/6) e Caxias (11/6).

Com informações de "O Imparcial"

Nenhum comentário:

Postar um comentário