domingo, 28 de abril de 2013

Prefeitura fornece projetos gratuitos de casas populares para famílias araguainenses


Uma eniciativa que serve como exemplo para todas as prefeituras. Em breve visita a cidade de Araguaina tomei conhecimento de uma iniciativa que demonstra compromisso com o crescimento urbano ordenado e seguro.
Como forma de incentivar a conquista da casa própria, a Secretaria de Habitação do Município disponibiliza, gratuitamente aos cidadãos, sete modelos de plantas para casas populares de 70 metros quadrados. As opções incluem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e projetos de ampliação para garagem e uma suíte.
“Antes o tamanho máximo nestes projetos feitos pela secretaria era de 60m². Conseguimos ampliar o espaço interno das residências colocando mais qualidade na estrutura e no conforto”, explica José Guimarães, secretário executivo da Habitação e um dos arquitetos responsáveis pelos projetos. Guimarães ainda lembra que grande parte das obras de construção civil é feita sem projetos, o que acarreta em edificações desorganizadas, sem estrutura sólida “e até com inclinação errada do telhado”, conta.
Fachada da planta oferecida gratuitamente pela prefeitura

O projeto gera uma economia de quase R$ 2 mil para as famílias, preço médio cobrado por uma planta de 70m². A planta baixa ainda inclui planejamentos auxiliares como a parte hidráulica, elétrica, hidrosanitária e estrutural.
A secretaria ainda estuda outras formas de incentivo. Segundo José Guimarães, “há uma negociação em andamento com os conselhos regionais de Engenharia e Arquitetura e Arquitetura e Urbanismo para isentar as famílias das taxas cobradas pelas entidades”. Isto significa uma redução de pelo menos R$ 300 no investimento das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário