sábado, 5 de janeiro de 2013

João Piquiá não renova contrato e Sítio Novo fica sem o prédio do hospital


Sítio Novo - O novo gestor do município de Sítio Novo (MA), João Carvalho dos Reis, conhecido como João Piquiá (PTB), optou por não renovar contrato com o proprietário do prédio no qual funcionava até o dia 31 de dezembro o Hospital Municipal de Sítio Novo.
O prédio, que foi construído na década de 1990, fica localizado na Rua Cesaltino Mota, centro da cidade, e pertence ao Dr. Sansão. À época, construído com a finalidade de suprir as necessidades de atendimentos de urgência e emergência, foi ao longo dos anos ampliando seus serviços até se transformar em um centro de atendimento, que já contava com centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, sala de Raio-X e 64 leitos de internações.

As informações dão conta de que o contrato existente não foi renovado devido a divergências políticas. Entramos em contato com o proprietário do prédio, Dr. Sansão. Ele disse que aguardou até o último dia do ano, mas não houve manifestação de interesse da nova administração municipal em permanecer com o prédio.
"Sei da importância do Hospital para Sítio Novo, foi por isso que o edifiquei há quase três décadas. Não fiz e nem farei objeção alguma em manter o contrato. Apenas não fui procurado e preciso dar uma finalidade para aquelas instalações", disse Sansão.
O contrato anterior com a prefeitura de Sítio Novo era na ordem de R$ 15.000,00/mês e teve seu término no mês de dezembro de 2012.
Enquanto isso, os serviços estão sendo realizados no Centro de Saúde Ramiro Martins Viana, no centro da cidade. Muitos funcionários da área encontram-se de licença até segunda ordem, uma vez que as dependências do prédio provisório não têm como oferecer espaço para todos os serviços e programas existentes no município.
Conversamos com o secretário de saúde do município, o enfermeiro Wellington Jorge dos Santos, que falou a respeito do assunto. Segundo ele, o prédio do antigo hospital não reúne condições para sediar um hospital. "Sou infectologista e afirmo que o principal motivo pelo qual não aceitamos a renovação do contrato foi a precariedade das instalações", disse o secretário.
Wllington Jorge dos Santos - Secretário Municipal de Saúde 

Sobre o funcionamento dos serviços e programas da saúde municipal, ele disse que estão sendo oferecidos de forma confortável nas novas instalações e que medidas estão sendo tomadas para que um novo hospital seja construído o mais rápido possível.
"Realizaremos um novo recadastramento dos funcionários nos próximos dias, só então faremos a redistribuição dentro das necessidades da área. Sobre as novas instalações, garanto que estão suprindo as necessidades", disse Wellington Jorge.
Enquanto permanece o impasse, a comunidade teme a necessidade de atendimentos mais complexos, mas essa possível situação foi explicada pelo novo secretário dessa forma: "Caso tenhamos uma necessidade dessas, encaminharemos para Grajaú ou Imperatriz, centros preparados e próximos de Sítio Novo".
Dados complementares: Segundo o último censo realizado pelo IBGE, Sítio Novo tem uma população estimada em quase 18 mil habitantes.
Nos últimos anos, o município avançou de forma significativa na área da saúde. Destaque para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no povoado Paciência, aquisição de modernos equipamentos e gabinetes odontológicos para Postos de Saúde da sede e do interior, aquisição de duas novas ambulâncias, ampliação da oferta de médicos com especialidades em várias áreas e a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Feito esse, reservado a poucos municípios do porte de Sítio Novo até agora em todo o País. Sem falar na implementação dos serviços de promoção da saúde, tais como: Saúde da Família, Saúde Bucal, Saúde na Escola, Programa do Leite é Vida e a ampliação dos ACS`s - Agentes Comunitários de Saúde, ações essas que contribuíram de forma significativa para que o município alcançasse a certificação do Selo Unicef na condição de "Município Aprovado - gestão 2009/2012". (Carlos Henrique Lobato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário